ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

SANTO ESTÊVÃO-05-Arte Tumular-Cemitério S.João Batista, Rio de Janeiro



ESCULTURA NO CEMITÉRIO


BASE TUMULAR

ESCULTURA ORIGINAL NO MUSEU DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA
Rio de Janeiro, Brasil

ARTE TUMULAR
Escultura de um nu masculino em bronze fundido medindo 166 x 67 x 58 cm., sobre uma base em três lances de granito marrom, com as inscrições do escultor na lateral. A figura representa Santo Estevão, sendo apedrejado na sua execução, sendo o primeiro mártir do Cristianismo,. A escultura foi executada em 1879 pelo próprio escultor.

TÍTULO : Santo Estêvão

AUTOR: José Maria Rodolfo Bernardelli (Guadalajara, 1852 – Rio de Janeiro, 1931), escultor conhecido como Rodolfo Bernardelli, de origem mexicana. Foi feita uma cópia em bronze com as mesmas dimensões que está no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro.

TUMULO:Rodolfo Bernardelli (o próprio)
LOCAL: ?
FOTOS: César Barreto
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário: