ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

MUSA IMPASSÍVEL-04-Arte Tumular-Cemitério do Araçá-São Paulo





ORIGINAL NA PINACOTECA

CÓPIA ATUAL EM BRONZE NO CEMITÉRIO

ORIGINAL NO CEMITERIO:VISTA FRENTE

ORIGINAL NO CEMITÉRIO: VISTA LADO

CEMITÉRIO DO ARAÇÁ
São Paulo, Brasil

ARTE TUMULAR
Magnífica escultura em mármore de carrara, medindo 2,50 x 1,10 metros, pesando 3 toneladas. O artista procurou aliar o refinamento da arte clássica ao vigor da arte moderna, para representar a poetisa, na mais augusta expressão dos seus olhos, do seu busto ereto, das suas mãos rítmicas, das suas vestes fina colada ao corpo, numa sensualidade criativa, há toda uma grandeza e beleza daquela musa impassível.
Em 2006, devido ao seu grande valor artístico e cultural, foi removida à Pinacoteca de São Paulo, Jardim da Luz, São Paulo, para restauração e exibição publica. No local da remoção foi colocada uma cópia em bronze.

TITULO: Musa Impassível 

AUTOR: Victor Brecheret (*Farnese,Itália 1894 - +São Paulo 1955).

TUMULO: Francisca Julia da Silva Munster (Xiririca, 31 de agosto de 1871 – São Paulo, 1 de novembro de 1920), foi uma poetisa brasileira

LOCAL: Quadra 6A, Terreno 9 (Cópia em bronze)
Pinacoteca de São Paulo (Original em mármore)
FOTOS: PMSP, Pinacoteca.com.br
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário: