ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

LENDA GREGA-06-Arte Tumular-Cemitério da Consolação-São Paulo



EURÍDICE

ORFEU


ORFEU TANGENDO A LIRA

LAMENTO DE ORFEU

VISTA GERAL DO CONJUNTO


CABEÇA DE MEDUSA

CEMIÉRIO DA CONSOLAÇÃO
São Paulo, Brasil

ARTE TUMULAR
Ampla base tumular formando o conjunto escultórico em granito e bronze. Representa uma passagem da “Lenda Grega”, onde mostra Orfeu, filho de Apolo e de Caliope e da ninfa Eurídice. O cenáculo tumular mostra Orfeu, poeta e músico, curvado sobre o seu joelho, num momento de expressiva dor e lamento, tangendo a sua lira com a qual encantava os animais e as plantas, tentando trazer de volta à vida a sua esposa Eurídice, que está logo acima deitada, em outro nível da base tumular. Na cena , a serpente sobre o corpo de Eurídice tem relação com a morte. Sua morte fora ordenada pelo rei dos infernos, conta a mitologia grega. Todo o segmento superior onde ela está deitada, tem alegorias de anjos, também em bronze. No nível inferior, nos lados, duas cabeça da Medusa com as serpentes encaracolando a sua cabeça, esculpida no granito.
A riqueza dos detalhes do bronze e dos diversos níveis do granito, representa uma das maiores obras em arte tumular contidas no cemitério. A obra é tão majestosa que ocupa três terrenos

TITULO:Lenda Grega

TUMULO: Família Trevisoli

AUTOR:Nicola Rollo (Bari, Itália,1887- São Paulo, 1970)
O consagrado artista italiano mostra que arte é sobretudo emoção e grande vigor expressionista, que é o que nos transmite a escultura.

LOCAL: Quadra 83, terrnos de 29 a 31.
FOTOS: Larissa (Flicker), skyscrapercity.com/showthead.phf, artexplorer
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário: