ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

HISTÓRIA DO CIMITIÈRE DE MONTMARTRE DE PARIS

Cimetière de Montmartre) é um famoso cemitério localizado na Avenida 37 Sansão, no 18 º arrondissement d eParis, França.
No final do século XVIII, os cemitérios tinham sido proibidos em Paris (Centro), desde o encerramento do Cimetière des inocentes em 1786, tal como apresentado pelos serviços de saúde. Surgiram então, vários novos cemitérios para servir aos parisienses, fora da capital. No início do século XVIX, foram criados quatro novos cemitérios, Montmartre, no norte, Père-Lachaise, no leste, Passy no oeste e Montparnasse, no sul.
Localizado a oeste do Butte, perto do início da Rue Caulaincourt na Place Clichy, o cemitériode Montmartre foi construído abaixo do nível da rua , na parte oca de uma antiga pedreira com a sua entrada na Avenida Rachel sob Rue Caulaincourt. O cemitério simboliza o artístico, quixotesco, suave, quase musical da romântica Paris .
Acabou sendo um último lugar para o descanso final de muitos artistas famosos, que viveu e trabalhou na área de Montmartre. 
Fonte: Wikipédia (traduzido do francês)
Pesquisa: HRubiales

Nenhum comentário: