ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

HISTÓRIA DO CIMITERO MONUMENTALE DI STAGLIENO EM GENOVA


Pantheon

Vista aérea

Foto da época da fundação (século XVIX)

O monumental cemitério Staglieno (na língua original Çimiteio de Stagén) é o maior local de enterramento de Génova e é um dos cemitérios monumentais mais importantes da 'Europa.
Está localizado em Val Bisagno, no território da "Câmara Municipal IV - Génova Media Bisagno Valley", incluindo o distrito de Staglieno.
Para a vastidão das suas imponentes monumentos funerários é considerada um verdadeiro museu ao ar livre. As numerosas estátuas funerárias e capelas - obras principalmente genoveses escultores - embora construídos em diferentes estilos ao longo de todo o complexo retorno do ponto de «arquitectura e escultura funerária
A concepção do cemitério remonta aos genoveses em 1835 ainda na esteira do clima criado dall'editto governo Napoleônico assinado em Saint-Cloud, entrou em vigor em 2 jun 1804, pelo qual se proibia enterros em igrejas e cidades.
O desenho original do arquiteto Carlo Barabino foi aprovado pela cidade de Génova. Barabino, porém, morreu no mesmo ano, como resultado da epidemia de cólera que atingiu a cidade, eo projeto passou para seu assistente e aluno Giovanni Battista Resasco (a praça da entrada do cemitério secundário que tem o seu nome).
A área de Staglieno em que a vila era Vaccarezza parecia a mais adequada para a construção de um cemitério tão pouco habitada e, ao mesmo tempo, perto do centro. Os trabalhos começaram em 1844 eo edifício foi aberto ao público em 2 de janeiro 1851 (o primeiro dia foram enterrados quatro pessoas).
Após várias prorrogações desenvolvido ao longo do tempo, já que abrangem uma área de aproximadamente 330.000 metros quadrados e inclui um cemitério Inglês

Fonte: Wikipédia (em italiano)
Pesquisa e tradução: HRubiales

Nenhum comentário: