ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

HISTÓRIA DO CIMITERO MONUMENTALE DE MILANO


Cimitero Monumentale de Milano (Cemitério Monumental de Milão) está localizado em uma área de 250.000 m2. Inaugurado em 1866, foi projetado pelo arquiteto Carlo Maciachini (1818-1899)., sendo um enorme complexo cemiterial bem no centro de Milão. É um grande acervo histórico, artístico e cultural. é feito de vários tipos de mármores e pedras, em estilo neo-medieval com visível influencia do estilo toscano, venezianos, lombardo , pisano gótico e românico com algumas inserções imitando o estilo bizantino. 
A entrada , a praça é dominada Memorial Chapel Famedio (Templo da Fama) um neologismo que indica o sucesso templo dedicado à fama e dar a famosa hospitalidade e bem-merecedores homens. 
As esculturas e construção do Cemitério Monumental mostram acontecimentos históricos da cidade e sua história artística do Realismo e ecletismo, à liberdade e Simbolismo, até a contemporaneidade , como se fosse um verdadeiro museu ao ar livre onde os principais artistas italianos estão representados. A impressionante entrada se abre para uma esplêndida necrópole , com capelas e monumentos funerários, de obras contemporâneas e esculturas clássicas italianas, bem como templos gregos, e obeliscos e outros trabalhos originais de metal, mármore e pedra, o que torna o cemitério um museu ao ar livre.
Fonte: ASCE-Association of Significant Cemeteries in Europe
Pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário: