ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

terça-feira, 26 de maio de 2009

LIBERDADE PÁTRIA-CAMPOS SALES-22-Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil








ARTE TUMULAR
Acessado por uma larga escadaria, chegamos à base tumular do magnífico conjunto escultórico composto de granito, mármore e bronze. O conjunto é envolvido por uma parede em mármore e granito em forma de “U”. Em cada extremidade dessa parede representando a entrada, sob um pedestal ergue-se, uma de cada lado, uma escultura em bronze, representando as guardiãs do tumulo. Do lado esquerdo, uma figura feminina com um mato e véu, segura contra o corpo uma coroa de flores com uma espada, simbolizando a vitória e a justiça. Do lado direito, outra figura feminina também coberta por um grande manto, segura com uma das mãos uma concha cuneada que representa a fartura e na outra mão, contra o corpo um livro representando a promessa cumprida e a observância das Leis Divinas. A partir daí se entra no centro tumular. O primeiro a nos chamar a atenção é o símbolo da republica, uma escultura em bronze, representando por uma figura feminina, inspirado na liberdade-Pátria, com o olhar decidido, sensual e recatado, segurando com uma das mãos junto ao corpo, flores. Com a outra mão estendida coloca um ramo de flor triunfal sobre o esquife do Presidente. O esquife em granito com duas coroas de flores na parte frontal. Logo atrás do conjunto ergue-se como se fosse um altar, em granito decorado, destacando num requadro na parte central, um relevo circular em mármore branco com o busto do presidente. Logo acima uma escultura do brasão da República ricamente detalhado em bronze, pois o autor não esqueceu nenhum detalhe.. Ainda contornando o muro em “U”, duas alegorias em bronze de cada lado decora o complexo escultórico.. De cada lado, uma jardeneira decora o ambiente,
AUTOR: Rodolfo Bernardelli (*Guadalajara,México 1848-+Rio de Janeiro,1931
Obra em bronze com acentuada tendência realista, serenidade e equilíbrio. Assinava: Rod.Bernardellil
TUMULO:Manuel Ferraz de CAMPOS SALES (Campinas, 15 de Fevereiro de 1841 — Santos, 28 de junho de 1913) foi um advogado e político brasileiro, terceiro governador do estado de São Paulo, de 1897 a 1898, 4º presidente da República do Brasil entre 1898 e 1902.
LOCAL: Cemitério da Consolação, quadra 82, São Paulo
FOTOS: Wikipédia
Formatação, pesquisa e descrição tumular:HRubiales

Nenhum comentário: