ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

LAMENTO E GLORIA-BAUDY AIMÉ-21-Cimetière du Père Lachaise, Paris


GLORIFICANDO O BUSTO DO ARTISTA


GLORIA


LAMENTO

CIMETIÉRE DU PÈRE LACHAISE
Paris, França
ARTE TUMULAR
Monumental conjunto tumular escultórico em granito e bronze. Dois degraus dão acesso a uma grande base tumular em granito com o formato de esquife. Uma escultura de uma figura feminina coberta por um manto, debruçada sobre a base tumular, representando o “lamento”, com os dois braços apoiados sobre o esquife, com uma das mãos cobrindo o rosto num profundo estado de lamentação , mantendo envolto nos seus pés uma coroa de flores , símbolo da vitória em vida. Da base ergue-se um pedestal, tendo na sua base uma alegoria das artes que o artista foi em vida, representada por uma palheta de pintura e um pincel, entrelaçada por um ramo de palma, outro símbolo da vitória. Sobre o pedestal de granito decorado e com as inscrições das suas datas, está o busto do pintor. Com um olhar incógnito para o infinito. Envolvendo o busto, um grande anjo alado, num nível superior, com um olhar sóbrio e cerimonioso , que representa a “gloria”, contempla o artista. Com uma das grandes asas passando por trás do busto , como se quisesse envolvê-lo. Num gesto sutil e harmonioso , com um dos braços deposita um ramo de louro sobre ele, representando a gloria eterna. Por trás de todo esse conjunto uma grande parede protege o túmulo, onde estão as suas inscrições.
O tom esverdeado das esculturas é causado pela oxidação natural do bronze , devido a falta de conservação.
TITULO DA OBRA: Lamento e Glória
AUTORES:
 Marius Jean ANTONIN MERCIÉ (Toulouse, 30 de outubro de 1845- Paris, 13 de dezembro de 1916).: Esculturas em bronze
 Paul Dubois (1829-1905): Busto em bronze
TUMULO
Paul Jacques Baudry Aimé (La Roche-sur-Yon (Vendée), 07 de novembro de 1828 – Paris, 17 de janeiro de 1886), piontor e decorador francês, representantre de academismo no segundo império. Foi membro da Academia de Belas Artes de Paris.

LOCAL: Divisão 4
FOTOS: Wikimédia, cb meijensen, copyright AK
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário: