ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

sábado, 29 de novembro de 2008

HISTÓRIA DOS PRIMEIROS CEMITÉRIOS


No primeiro século da era cristã, os seguidores do cristianismo não tinham cemitérios próprios para enterrarem os seus mortos, para tanto, apelavam para os locais comuns, usado também pelos pagãos. Isso aconteceu com Pedro e Paulo, sepultados em "necrópoles" do grego vekpotoais= cidade dos mortos.
Nessa época (séc. II), por concessões e doações, os cristãos começaram a enterrar os seus mortos abaixo da terra. Início das famosas catacumbas, assim como as primeiras artes cristãs nas paredes das catacumbas.
Com o passar do tempo, com a conversão generalizada do império romano para o cristianismo, houve o tratado de Milão, dado pelos imperadores Constantino e Licínio em 313. Os cristãos não foram mais perseguidos e estavam livres para divulgarem a sua fé e enterrarem os seus mortos em cemitérios próprios.
Veja algumas fotos das catacumbas e pinturas em suas paredes, na apresensetação de slides.

Nenhum comentário: