ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

RESSURREIÇÃO-JULIO VERNE-12-Arte Tumular-Cemitière la Madeleine-França







CEMITIÈRE LA MADELEINE
Amiens, Picardie, França

ARTE TUMULAR
Escultura em mármore de uma figura masculina rompendo o umbral da escuridão, com a parte superior do corpo nu, ainda com parte da mortalha que lhe cobria o corpo, com a mão direita segura a fria laje tumular, enquanto com a outra mão se apóia, na ânsia de sair. Com a expressão alterada, olhos ofuscados pela luz da vida, tenta num esforço superar a transição. A laje parece tentar impedir a sua saída.
Atrás uma base tumular sustentada por dois pilares clássicos em relevo, representa o portal. No interior o seu nome gravado, com um ramo de palma por cima, que representa a gloria, o êxito sobre a morte.

TITULO DA OBRA: Ressurreição

AUTOR: Albert Roze

TUMULO: Jules Verne (aportuguesado para Júlio Verne) (Nantes, 8 de Fevereiro de1828Amiens, 24 de Março de 1905) foi um escritor francês.
LOCAL: Seção N do cemitério
FOTOS: Andrew Nash, David Conway, Mike Reed
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário: