ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

domingo, 17 de maio de 2009

BELA VIAGEM-19-Arte Tumular-Cimetière du Père Lachaise, Paris







EPITÁFIO: "Eles foram surpreendidos com a bela viagem que levaram ao final da vida" 

CIMETIÈRE DU PÈRE LACHAISE
Paris, França

ARTE TUMULAR
Comovente e estranho monumento tumular em granito e bronze. O conjunto é composto por uma base tumular em granito negro em formato retangular, em declive. Suporta uma escultura em bronze de uma figura masculina deitada, passando as duas mãos no rosto de sua companheira, como se fosse um ultimo olhar, uma despedida. Numa primeira impressão parece que está erguendo a cabeça da mulher, mas nota-se a suavidade das suas mãos contra a cabeça dela. O que mais surpreende e chama a atenção são as palavras do epitáfio, que diz: “ 
They marvelles at the beauty of the voyage that brought then to the end of life¨. (Eles foram surpreendidos com a bela viagem que levaram ao final da vida) O casal está sepultado nesse tumulo.

TÍTULO DA OBRA: Bela Viagem

AUTOR: A.Wansart, obra de 1946

TUMULO: Fernand Arbelot (1880-1942). Foi um ator e músico (pouco se sabe da sua biografia.

LOCAL: Divisão 11 (na primeira linha)
FOTOS: Bywan e Annie_photo (APPL 2008)
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário: