ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRISTE SEPARAÇÃO-25-Cimitero Monumentale di Staglieno, Gênova, Itália




ARTE TUMULAR
Sobre uma grande base em mármore quadrada uma magnífica escultura de um homem nu sentado, com a perna direita pendente, enquanto a esquerda está flexionada e apoiando a cabeça de uma mulher muito jovem e com os seios desnudos, apenas com uma túnica na parte inferior do corpo. Representa uma jovem que acabara de morrer em seus braços. De uma forma delicada ela está com os dois braços sobre o ventre e cabeça ligeiramente voltada para a frente e os cabelos revoltos. O homem num gesto derradeiro de angustia e dor, segura o seu corpo sobre as suas pernas,
com a mão direita segura as suas pernas , enquanto com a mão esquerda segura a sua cabeça, ao mesmo tempo beija-lhe a fronte nesse momento da triste separação.
TÍTULO DA OBRA: Triste separação
Fotos: Luigi Oreng, Komarino, Matt 72.
Formatação e descrição tumular:HRubiales

Nenhum comentário: