ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

PENSAMENTOS-NELSON RODRIGUES-Arte Tumular-17-Cemitério S.João Batista-Rio de Janeiro




CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTISTA
Botafogo, Rio de Janeiro, Brasil

ARTE TUMULAR
Base tumular retangular em granito em dois níveis, sendo o lado maior para a frente. No nível maior , que representa uma mesa de escritório, está uma escultura em bronze, representando o escritor sentado. Apoiado sobre a sua inseparável e antiga máquina de escrever, com o braço e a mão direita, apóia a sua cabeça, mantendo um pensamento profundo e longínquo, com o olhar dirigido ao infinito eterno. Atrás está a cabeceira tumular, também em granito, com as suas inscrições em bronze .

TITULO DA OBRA: Pensamentos

AUTOR: Desconhecido

TUMULO: Nélson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro.

LOCAL: ?
FOTOS: Ivo Korytowski
Formatação, pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário: