ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de artistas famosos. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades de nossa história.  Os cemitérios, em várias partes do mundo, abrigam uma infinidade de esculturas e obras arquitetônicas, que sem sombras de dúvidas, representam um museu a céu aberto, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, s0frimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério , a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida e sim admirada.
MEMENTO, HOMO, QUÍA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS.

“Lembra-te, ó homem, de que és pó e ao pó has de voltar.”

MÚSICA DO SITE

POSTAGEM DE TEMAS

Relação de temas postados. Veja a relação no índice ao lado.

terça-feira, 5 de maio de 2009

O SEPULTAMENTO (Mise au Tombeau)-01-Arte Tumular-Cemitério da Consolação-São Paulo

CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO 
São Paulo, Brasil

ARTE TUMULAR
Sobre uma base tumular em três níveis, ergue-se na cabeceira tumular uma magnífica escultura em granito natural, medindo: 2,26m.x3,65m. Representa a Pietà (Cristo e Sua Mãe) e as santas mulheres: Maria Madalena, Maria de Cleofás, Isabel, prima da mãe de Jesus e uma quarta mulher que não consta na Bíblia e que talvez seja uma alusão à Dona Olivia, sua protetora nas artes. Essa obra foi premiada no Salão de Outono de Paris.

TITULO: Mise au Tombeau (O Sepultamento) de 1923

AUTOR : Victor Brecheret (*Farnese,Itália 1894 - +São Paulo 1955).Estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Em 1913 partiu para Roma, onde foi aluno de Arturo Dazzi, tendo obtido três anos mais tarde o primeiro lugar na Exposição Internacional de Roma com sua obra "Despertar".
Recebeu, ainda, a influência de Bourdelle, Mestrovic Brancusi e Rodin. Tendo retornado ao Brasil executou a escultura "Eva", inspirado em Rodin. De volta a Europa, graças a uma pensão do governo participou do Salão de Outono de Paris tendo sido seu trabalho "Templo de Minha Raça" premiado dentre obras de mais de 4.000 competidores.

TUMULO: Olívia Guedes Penteado (Campinas, 1872 — São Paulo, 9 de junho de 1934) 

LOCAL: Rua 35, Terreno 1 e 2.
FOTOS: JA Galvez (blogdesaopaulo.com)
Formatação , pesquisa e descrição tumular: HRubiales

Nenhum comentário: